SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Youth and work: employment and unemployment among young people in Santa Cruz do Sul (RS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

GARCIA, Edna Linhares et al. Entre a alienação de familiares de usuários de crack e os riscos do pesquisador. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 13-35. ISSN 0104-6578.

Este artigo decorre de análise de dados resultantes da pesquisa sobre o uso de crack no interior do Rio Grande do Sul, intitulada A realidade do crack em Santa Cruz do Sul. Reflete-se aqui sobre os discursos produzidos pelos familiares quando do encontro com a relação de dependência que seus filhos estabelecem com a droga e sobre os efeitos de risco que tais discursos podem produzir sobre o pesquisador. Percebe-se que uma forma de alienação rege a vida e regula os sentimentos dos parentes, num movimento que os mantém afastados de qualquer reflexão/implicação com a problemática do uso da droga por seus filhos e/ou parentes. O uso do crack passa a ser entendido como algo que vem do exterior e que danifica a vida da família até então entendida como equilibrada e sem problemas. Ao pesquisador desta realidade, é lhe ofertado uma compreensão dessa problemática como algo efêmero, pontual, sem enredo, a-histórico que aparece abruptamente e toma a vida dessas pessoas. A partir da compreensão de Foucault acerca da parrhesia grega propõe-se refletir sobre efeitos de riscos e de horizontes que esses encontros podem implicar nos pesquisadores da questão da droga. Do mesmo modo, busca-se, com conceitos da Piera Aulagnier, uma possibilidade de compreensão acerca do estabelecimento de uma relação passional e alienante com a droga. Constata-se que sub-repticiamente, a ideologia biomédica e biológica sustenta uma posição que atribui ao sujeito que se droga uma fragilidade inerente a sua natureza biológica e que, para enfrentá-la, apenas a internação configura a intervenção eficaz.

Keywords : Foucault; Parrhesia; Crack.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )