SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Juventude e trabalho: emprego e desemprego entre jovens no município de Santa Cruz do Sul (RS)A medicalização da infância e o processo psicoterápico: la relación entre la medicalización y el proceso psicoterapéutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

BRAUN, Ana Claudia  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores de ensino especial. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 53-69. ISSN 0104-6578.

O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Professores; Ensino especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )