SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Síndrome de Burnout em professores de ensino especialFuga para o deserto por uma psicologia pagã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

SILVA, Jerto Cardoso; SCHAFER, Caroline  e  BONFIGLIO, Mariane Silveira. A medicalização da infância e o processo psicoterápico: la relación entre la medicalización y el proceso psicoterapéutico. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 70-86. ISSN 0104-6578.

Esta pesquisa averiguou a relação entre a medicalização e o processo psicoterápico de crianças. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional, desenvolvida a partir da análise de 348 prontuários de pacientes com idade de até 12 anos de ambos os sexos, atendidos pelos estagiários do curso de Psicologia num Serviço de Saúde, no Vale do Rio Pardo/RS, entre 1998 e 2008. A análise foi realizada através do programa estatístico SPSS, versão 11.0, abrangendo médias, frequências, porcentagens e correlação entre variáveis através do teste: qui-quadrado. Como resultados, evidenciamos a queda do número de crianças que buscam o serviço ao longo dos anos e o aumento das que fazem uso de medicação. Além disso, constatou-se que o uso de medicação interferiu diretamente no tempo do tratamento e na evolução da psicoterapia, contribuindo para um prognóstico menos favorável a quem fazia uso, quando comparados aos que não a utilizavam.

Palavras-chave : Medicalização; Psicoterapia; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )