SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Fuga para o deserto por uma psicologia pagãProcesso de adaptação de uma escala de satisfação no trabalho ao contexto das empresas juniores: resultados preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

DOMINGUES, Leane; ZANCANELLA, Sabrina  e  BASEGGIO, Denice Bortolin. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: um olhar voltado para a escola. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 149-163. ISSN 0104-6578.

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem grande importância nos dias atuais, em decorrência do grande número de casos diagnosticados e medicados. Do mesmo modo, isso apresenta-se nas escolas com o agravante da socialização, que, muitas vezes, não atende às expectativas dessa fase do desenvolvimento. Neste momento, a socialização passa do núcleo familiar para um ambiente mais amplo - o escolar, com professores e colegas. O presente artigo tem por objetivo compreender o conhecimento que a escola tem sobre o TDAH, evidenciando qual o seu papel frente ao transtorno, bem como abordar de modo consistente a necessidade de distinguir o normal do patológico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou a importância de os professores estarem capacitados para enfrentar a subjetividade, visando considerar emoções, sentimentos e comportamentos inerentes a cada indivíduo e também acentuar a relevância dos consultores inseridos no âmbito escolar.

Palavras-chave : TDAH; Subjetividade; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )