SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: um olhar voltado para a escolaA intersetorialidade enquanto estratégia profissional do serviço social na saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

CAVALHIERI, Klaus Eickhoff  e  KRAWULSKI, Edite. Processo de adaptação de uma escala de satisfação no trabalho ao contexto das empresas juniores: resultados preliminares. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 164-191. ISSN 0104-6578.

A satisfação no trabalho é um relevante fator em quaisquer relações entre trabalhador e organização, sendo mensurada e acompanhada por diferentes instrumentos em diversas tipologias organizacionais. Em contextos de empresas juniores esse construto igualmente se faz presente e passível de mensuração, observando-se, no entanto, as peculiaridades contextuais e das relações de trabalho nesse tipo de empresa. O presente artigo, de caráter exploratório, descreve as etapas iniciais da adaptação de uma Escala de Satisfação no Trabalho(EST) para o contexto empresarial júnior (ESTJr), bem como o desenvolvimento e os resultados de um estudo piloto dessa adaptação. A escala adaptada abarcou três dimensões indicadoras de satisfação: com a organização do trabalho, com as condições de trabalho e com as relações de trabalho. Os itens de cada uma dessas dimensões foram igualmente adaptados visando à sua aplicabilidade na realidade diferenciada das empresas juniores. Os resultados obtidos no processo de adaptação e no estudo-piloto, embora preliminares e não caracterizando um processo formal de validação de instrumento de medida, indicaram a aplicabilidade da ESTJr ao contexto de empresas juniores, mostrando que as dimensões e itens contemplados na escala adaptada podem mensurar a satisfação no trabalho de empresários juniores, de modo análogo à EST em contextos seniores.

Palavras-chave : Satisfação no trabalho; Empresa júnior; Escalas e medidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )