SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The intersectoral approach while social service professional strategy on healthThe experience of motherhood in old age: implications of the child care with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Abstract

OLIVEIRA, Daniel Coelho de. O Slow Food e a nova dimensão temporal da modernidade. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 216-234. ISSN 0104-6578.

O artigo objetiva explorar a relação entre consumo e a dimensão temporal. Entende-se que o Slow Food, movimento social de origem italiana, possui no tempo sua problematização central. Dessa forma, para entender a proximidade entre consumo e a dimensão temporal, a proposta do trabalho passa por uma tentativa de explorar as temáticas entre consumo e tempo a partir das proposições teóricas presentes nas obras A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber; A ética romântica e o espírito do consumismo moderno, de Colin Campbell; O mundo dos bens, de Mary Douglas e Baron Isherwood; e a reflexão de Anthony Giddens sobre a modernidade.

Keywords : Slow Food; Consumo; Modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )