SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39O Slow Food e a nova dimensão temporal da modernidadePsicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

PEGORARO, Camila  e  SMEHA, Luciane Najar. A experiência da maternidade na velhice: implicações do cuidado ao filho com deficiência intelectual. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 235-254. ISSN 0104-6578.

O estudo teve como objetivo conhecer as implicações de cuidar de um filho adulto com deficiência intelectual no contexto em que a mãe já está vivenciando o envelhecimento. Participaram da pesquisa cinco mães com idades entre 69 e 85 anos, com pelo menos um filho com deficiência intelectual, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo dos relatos, realizada conforme Bardin, revelou que essa vivência é uma experiência desafiadora. Essas mães abdicam do seu lazer, da vida social e do cuidado pessoal em virtude dos cuidados ao filho. Assim, encontram-se isoladas e com sentimentos de abandono e desamparo, bem como receios e dúvidas com relação ao futuro. Percebeu-se que essas mães necessitam de auxílio para ampliar a rede de apoio, o que poderá minimizar as dificuldades próprias da velhice. Por fim, ressalta-se a importância de se criar programas governamentais para atender às necessidades decorrentes do aumento da expectativa de vida da população. Há necessidade da criação de espaços de convivência, onde as pessoas com deficiência intelectual tenham oportunidade de frequentar em grupo sem a presença permanente da mãe.

Palavras-chave : Maternidade; Envelhecimento; Deficiência intelectual..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )