SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A experiência da maternidade na velhice: implicações do cuidado ao filho com deficiência intelectualInstrumento para registro de atendimento psicológico a tentativas de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

ZENDRON, Alessandra Ballestero Fukoshima; KRAVCHYCHYN, Helena; FORTKAMP, Eloísa Helena Teixeira  e  VIEIRA, Mauro Luís. Psicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 108-128. ISSN 0104-6578.

Um dos aspectos da atuação do psicólogo escolar contemporâneo é o de auxiliar no desenvolvimento psicossocial das crianças no contexto educacional, incluindo a pré-escola. Nesse sentido, o presente artigo visa relatar a experiência de uma intervenção realizada por estagiárias do curso de psicologia no contexto de uma instituição de Educação Infantil. A metodologia utilizada durante o estágio de intervenção compreendeu a observação participante realizada no cotidiano escolar e a participação nas reuniões com a equipe de profissionais da instituição, articulando uma postura do psicólogo como mediador. A partir do levantamento das demandas da instituição, foram traçadas metas e estratégias para a realização da intervenção, tais como: ambientação das estagiárias à instituição e aproximação com a equipe pedagógica e com o cotidiano escolar; atendimento das famílias das crianças; acompanhamento da adaptação dos bebês à creche; articulação e preparação das crianças para a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; estimulação da fala para crianças que apresentaram dificuldades na linguagem; e intervenções individuais com as crianças. As atividades realizadas e avaliadas pela equipe institucional foram bastante positivas e articuladas com a proposta pedagógica desenvolvida na instituição. Conclui-se que a prática cotidiana da atuação no espaço da Educação Infantil destacou-se, especialmente, pela escuta atenta das estagiárias, pela acolhida e espaço de diálogo respeitoso com toda a equipe docente e técnica da creche. Além disso, caracterizou-se pela relação próxima e cuidadosa com as crianças e também na relação mediadora e articulada com os familiares.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Educação infantil; Contexto de desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )