SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Psicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

MACCHIAVERNI, Juliana; BORGES, Lucienne Martins  e  OLIVEIRA, Lecila Duarte Barbosa. Instrumento para registro de atendimento psicológico a tentativas de suicídio. Barbaroi [online]. 2013, n.39, pp. 129-148. ISSN 0104-6578.

O alto índice dos comportamentos suicidas aponta para a relevância de se estudar essa temática, que causa impactos importantes na sociedade e nos serviços de saúde. A Emergência do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) recebe frequentemente pacientes que tentaram suicídio. Dessa forma, foi identificada a necessidade de sistematizar os registros dos atendimentos realizados pelo serviço de psicologia a esse público. Com isso, este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de registro de atendimento psicológico aos pacientes da Emergência atendidos por tentativa de suicídio. O pesquisador procurou elaborar a ficha de registro de forma que se adequasse à realidade dos atendimentos no contexto da Emergência. Assim, foi formulado um instrumento sucinto, que aborda os principais pontos que devem ser avaliados nessa situação e que contempla informações importantes para os encaminhamentos e futuras intervenções.

Palavras-chave : Tentativa de suicídio; Psicologia em Saúde; Serviço Hospitalar de Emergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )