SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número56Ateliês em curso: Tecendo metodologias de facilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

GERGEN, Kenneth J.. Rumo a uma ética relacional para a prática terapêutica. Nova perspect. sist. [online]. 2016, vol.25, n.56, pp. 11-21. ISSN 0104-7841.

Os valores éticos do terapeuta nem sempre coincidirão com aqueles de seus clientes, talvez nem os valores do cliente ou do terapeuta sejam aceitos fora desse relacionamento. Por quais valores deve então o terapeuta ser responsável? Vale a pena pensarmos em termos de éticas de primeira e segunda ordem. Éticas de primeira ordem são aquelas comuns à vida diária, estão sempre em contínua produção, podendo ser totalmente articuladas ou não. Frequentemente em conflito, geram animosidade e ódio. Entretanto, a ética de segunda ordem é aquela que posiciona como valor supremo o processo relacional, do qual todas as éticas emergem. É ela que valoriza aquelas ações que podem trazer múltiplas e conflitantes vozes para a comunicação produtiva. Práticas terapêuticas que ilustram a ética relacional são analisadas.

Palavras-chave : ética; responsabilidade relacional; processo relacional; construção de significado; ser múltiplo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License