SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número56Ateliês em curso: Tecendo metodologias de facilitaçãoAlgumas considerações sobre o convite ao diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

MANFRIM, Ana Flávia Nascimento  e  RASERA, Emerson Fernando. Diálogos entre o discurso construcionista social e a terapia social. Nova perspect. sist. [online]. 2016, vol.25, n.56, pp. 34-48. ISSN 0104-7841.

Interessado na ampliação dos diálogos entre o construcionismo social e as diversas propostas terapêuticas orientadas pelo discurso pós-moderno, o presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as aproximações e distanciamentos entre o discurso construcionista social e a terapia social. A partir das propostas construcionistas no que se refere à postura e às práticas terapêuticas, foi realizada uma análise crítica e comparativa de obras da terapia social. Destacamos como pontos de aproximação: a orientação colaborativa, a relevância de valores, a ênfase relacional e o foco na ação. Por outro lado, percebemos tensões no que se refere à flexibilidade de perspectivas e à ênfase discursiva. Concluímos que os distanciamentos analisados podem funcionar como convites à reflexão e ao desenvolvimento teórico do construcionismo e da terapia social.

Palavras-chave : construcionismo social; terapia social; psicoterapia; mudança social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License