SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número56Algumas considerações sobre o convite ao diálogoSentido e consciência em uma clínica da verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

SCHNITMAN, Dora Fried. Perspectiva e prática generativa. Nova perspect. sist. [online]. 2016, vol.25, n.56, pp. 55-75. ISSN 0104-7841.

A perspectiva generativa sugere que, através de diálogo, reflexão, narrativas e processos de aprendizagem generativa, têm lugar processos de criação dialógica entre as pessoas que promovem a coconstrução gradual de possibilidades, coordenação de ações e conhecimentos e inovações conjuntas. Essas inovações são alternativas para abordar de forma criativa as dificuldades que levam à consulta. Este artigo descreve o processo desde o início, o papel do profissional, a construção de uma plataforma de trabalho; momentos, ciclos e matrizes no diálogo; nós e enredos narrativos; inovação e projeto de futuro, com ênfase na complexidade e dinâmica entre o diálogo, a narrativa, investigação e aprendizagem generativa. Os recursos desta abordagem são usados para a terapia e outras intervenções psicossociais em diferentes áreas. Apresenta um exemplo de terapia e outro de mediação comunitária ilustrando, em detalhe, a utilização dos conceitos apresentados.

Palavras-chave : processo generativo; inovação; complexidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License