SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número56Sentido e consciência em uma clínica da verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

BACIGALUPE, Gonzalo  e  PARKER, Kimberly. Conexões transnacionais através de tecnologias emergentes. Nova perspect. sist. [online]. 2016, vol.25, n.56, pp. 94-107. ISSN 0104-7841.

As tecnologias da informação e da comunicação moldam o desenvolvimento humano e o da identidade. As crianças e jovens imigrantes não são exceções. Este artigo explora como as tecnologias emergentes moldam e influenciam as relações intergeracionais dentro e entre famílias. As tecnologias da comunicação dominantes questionam as noções geralmente aceitas quanto à psicologia dos imigrantes, inclusive as funções emocionais, as relacionadas ao desenvolvimento, relações familiares e como o poder de ação é construído entre as crianças e jovens imigrantes. Exploramos como os desafios e oportunidades oferecidos pelas tecnologias emergentes informam os serviços clínicos em como oferecer um atendimento competentes às famílias imigrantes. Esses sistemas assistenciais transnacionais emergentes não são um fenômeno novo, mas são a corrente principal ao redor do globo.

Palavras-chave : tecnologias emergentes; imigração; famílias transnacionais; crianças; juventude; tecnologia da informação e comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License