SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Walking in the context of collaborative and narrative practices: Transformed professional experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841

Abstract

SHOTTER, John. Momentos de referência comum na comunicação dialógica: uma base para colaboração clara em contextos únicos. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp. 09-20. ISSN 0104-7841.

Este artigo explora o afastamento da ideia da comunicação oral como um processo de transmissão de informação, ao contrário, explora o papel da espontaneidade, da vivacidade, da responsividade atuante de nossos corpos. quando todos os envolvidos em uma interação estão abertos a serem “tocados” ou “impulsionados” pela alteridade dos outros e, também, pela alteridade circundante, “momentos de referência comum” podem ser estabelecidos. na falta de tais momentos compartilhados, em uma situação específica, as pessoas não podem esperar entender-se mutuamente com a precisão necessária, isso se o objetivo for uma colaboração sem confusão na situação única em que se encontram - tais momentos compartilhados proporcionam “raízes” ou “terreno” comuns para as atividades compartilhadas.

Keywords : comunicação; responsividade atuante; alteridade; enunciado; espontaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License