SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Momentos de referência comum na comunicação dialógica: uma base para colaboração clara em contextos únicosO Fazer e o Estar em terapia dialógica colaborativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

LION, Camila Martins. Caminhando no contexto das práticas colaborativas e narrativas: experiências profissionais transformadas. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp. 21-36. ISSN 0104-7841.

Este artigo oferece conceitos básicos das práticas colaborativas, narrativas e narrativas coletivas, convidando o leitor ou leitora a caminharem por esses conteúdos, bem como pelo cenário de relatos de experiências profissionais que foram transformadas a partir do momento em que se fundamentaram nessas práticas supracitadas. A partida inicial da caminhada se dá por uma breve explanação acerca da pós-modernidade e depois percorre as premissas das práticas escolhidas. No cenário das experiências profissionais é possível perceber o quanto essas práticas pós-modernas colaboraram na ampliação dos diálogos, bem como na construção de narrativas mais ricas e de novas possibilidades do ser profissional. Um dos desejos desse artigo é de que essa caminhada teórica e prática possa também estimular o descobrimento de novos caminhos a serem percorridos em busca de ajudar pessoas a reescrevem suas histórias de vida.

Palavras-chave : pós-modernidade; práticas colaborativas; terapia narrativa; experiência profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License