SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Contribuições do Pensamento Sistêmico, da Gestalt-terapia e de práticas da psicologia para o trabalho em um CAPSIO trabalho com Equipes Reflexivas: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

SHIMOGUIRI, Ana Flávia Dias Tanaka  e  SERRALVO, Fernanda Silveira. A importância da abordagem familiar na atenção psicossocial: um relato de experiência. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp. 69-84. ISSN 0104-7841.

A iniciativa de escrever sobre as terapias sistêmicas de família no contexto da Atenção Psicossocial partiu de experiências de uma das pesquisadoras enquanto terapeuta de família e ao mesmo tempo trabalhadora de um Centro de atenção psicossocial álcool e drogas. Este artigo se destinou a fazer uma breve contextualização, partindo da Política Nacional sobre Drogas, das ofertas de tratamento disponíveis para os pacientes e suas famílias nos Caps, e, principalmente, por um relato de caso, a partir de uma experiência prática, buscou-se sublinhar a aplicabilidade das terapias sistêmicas nos estabelecimentos psicossociais, como mais um recurso de tratamento à dependência química. Os resultados da pesquisa reiteram a importância de inserir o atendimento à família nos serviços de saúde mental.

Palavras-chave : terapia de família; Caps; reforma psiquiátrica; política nacional sobre drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License