SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57A importância da abordagem familiar na atenção psicossocial: um relato de experiênciaMeios-irmãos e irmãos não consanguíneos: a fratria recomposta na perspectiva de padrastos/madrastas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

FIORINI, Milena Carolina; GUISSO, Luciane  e  CREPALDI, Maria Aparecida. O trabalho com Equipes Reflexivas: revisão de literatura. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp. 85-102. ISSN 0104-7841.

A concepção de equipe reflexiva surgiu na década de 1990, consoante com a influência dos pressupostos do Construcionismo Social, que passaram a nortear a prática das terapias sistêmicas pós-modernas. Com foco nessa temática, este artigo trata de uma revisão integrativa de literatura, realizada por meio da coleta de estudos nacionais e internacionais. A análise dos trabalhos encontrados permitiu constatar que a grande maioria utilizou métodos qualitativos. Houve prevalência de pesquisas que abordaram, como uma das principais temáticas, a avaliação da participação em equipes reflexivas por parte de clientes e/ou terapeutas. Com o mesmo número de trabalhos encontrados, a temática referente à equipe reflexiva como recurso utilizado em outros campos profissionais também foi preponderante. Apesar do predomínio de avaliações positivas em relação à participação nas equipes reflexivas, muitos estudos concordam com a necessidade de maior exploração teórica e técnica da temática, afim de que os pesquisadores e profissionais consigam aliar teoria e prática, adotando uma postura coerente com as premissas originais do trabalho reflexivo.

Palavras-chave : equipes reflexivas; processos reflexivos; construcionismo social; terapia familiar sistêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License