SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57O trabalho com Equipes Reflexivas: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841

Resumo

SOARES, Laura Cristina Eiras Coelho. Meios-irmãos e irmãos não consanguíneos: a fratria recomposta na perspectiva de padrastos/madrastas. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp. 103-115. ISSN 0104-7841.

Este artigo é parte de uma investigação sobre famílias recasadas e teve como objetivo destacar o tema das fratrias recompostas. Para tal, como percurso metodológico, optou-se pelo levantamento bibliográfico e pela realização de entrevistas semiestruturadas com padrastos e madrastas. Os resultados obtidos a respeito dessa temática foram organizados em três categorias: projeto de ter ou não ter filhos na relação atual; a chegada do meio-irmão; diferença ou igualdade na relação com os filhos e enteados. O nascimento do filho, fruto da relação vigente, pode promover uma alteração do lugar do padrasto/madrasta na estrutura familiar, criando-se um elo permanente com os enteados. A ênfase dada pelos entrevistados em não diferenciar o cuidado com os filhos e os enteados pode ocultar as necessidades particulares presentes nessa configuração familiar.

Palavras-chave : psicologia; irmãos; família; padrasto; madrasta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License