SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Construcionismo social: em direção à assistência socialTerapia familiar com crianças: a importância da interlocução teórico-prática para a superação dos desafios no processo de formação do terapeuta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

BARRETO, Monica  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Genograma no contexto do SUS e SUAS a partir de um estudo de caso. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.58, pp. 74-85. ISSN 0104-7841.

O genograma como técnica auxiliar na prática do psicólogo, seja na clínica ou nos contextos do SUS e SUAS também por outros profissionais, é o foco deste artigo. Para ilustrar o uso desse recurso, será apresentada a construção do genograma de um casal recasado. O genograma contribuiu com o processo de atendimento em vários aspectos, como proporcionar aos profissionais a visibilidade de todos os membros das famílias de origem e as relações existentes entre eles. A visualização do mapa familiar é útil para o entendimento das posições que cada um ocupa na família de origem e proporciona avanços na formulação de hipóteses sistêmicas. Como cada pessoa, a família tem sua história, suas crenças, seus padrões de interação. O genograma é único e as informações coletadas também vão se diferenciar em função das particularidades de cada família. A sistematização das contribuições do genograma auxilia o profissional a repensar questões do próprio atendimento, assim como subsidia as discussões com os outros profissionais que, por vezes, também estão trabalhando com a mesma família. A relevante contribuição do uso do genograma nos contextos do SUS e SUAS possibilita tanto a reflexão quanto a geração de novas ideias e identificação de potenciais recursos da família diante dos problemas que trazem para o atendimento. Tanto em discussões de caso como em supervisões, ter em mãos essa técnica proporciona pensar em potenciais problemas e recursos da família e como seguir o atendimento.

Palavras-chave : genograma; terapia de casal; SUS; SUAS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License