SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Genograma no contexto do SUS e SUAS a partir de um estudo de casoProcessos reflexivos: ampliando possibilidades para terapeutas que atendem sem equipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

THOLL, Francieli  e  BEIRAS, Adriano. Terapia familiar com crianças: a importância da interlocução teórico-prática para a superação dos desafios no processo de formação do terapeuta. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.58, pp. 86-97. ISSN 0104-7841.

A importância da presença da criança na Terapia Familiar Sistêmica é frequentemente encontrada na literatura. Contudo, trabalhar com elas nem sempre é tarefa fácil. Alguns estudos apontam para a dificuldade em integrar crianças e adultos ao processo terapêutico simultaneamente. Este artigo relata a dificuldade encontrada por uma coterapeuta, durante o estágio curricular obrigatório em Psicologia, em se vincular com uma família com criança pequena. Descreve as formas de enfrentamento que lhe foram oferecidas e que colaboraram na formação da mesma: o suporte emocional oferecido à estagiária, a disponibilização de recursos técnicos e teóricos que lhe proporcionou maior segurança para atuação, e algumas mudanças no setting terapêutico. Todos esses processos possibilitaram a conexão entre a terapeuta e a família atendida.

Palavras-chave : terapia familiar sistêmica; família com criança pequena; conexão; supervisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License