SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Terapia familiar com crianças: a importância da interlocução teórico-prática para a superação dos desafios no processo de formação do terapeuta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

LABS, Mayara Schinch  e  GRANDESSO, Marilene. Processos reflexivos: ampliando possibilidades para terapeutas que atendem sem equipe. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.58, pp. 98-113. ISSN 0104-7841.

Este artigo compartilha reflexões a partir de uma investigação qualitativa sobre a possibilidade de uso de processos reflexivos, conforme desenvolvidos por Tom Andersen, para terapeutas que trabalham sozinhos, sem a participação de equipes. A não ser em contextos institucionais e de ensino, os terapeutas costumam desenvolver suas práticas sem equipes, razão pela qual esta investigação foi proposta. Para realizar esta pesquisa, fizemos entrevistas de base dialógica com quatro terapeutas que trabalham com processos de reflexão, e pudemos compreender, a partir da escuta desses terapeutas, quais as dificuldades encontradas, as diferenças entre atendimentos com e sem equipes reflexivas e como podem ser trabalhados os processos de reflexão quando o terapeuta atende sozinho.

Palavras-chave : processos reflexivos; práticas pós-modernas; equipe reflexiva; prática clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License