SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59Polifonias: Canções para conversar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

PALMER, Hugh. Visão quádrupla na prática: dados, teoria, intuição e a arte da terapia. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 6-21. ISSN 0104-7841.

Este artigo descreve uma abordagem terapêutica inspirada tanto pela obra de Gregory Bateson, quanto pelo conceito “visão quádrupla” proposto pelo poeta e místico William Blake. Uma visão quádrupla envolve o uso de dados, teoria e intuição em um processo estético. Ela propõe uma maneira de pensar os elementos da prática como sendo partes interconectadas e igualmente importantes de uma teia estética, mais do que partes ou domínios isolados que precisam ser agregados e encaixados numa estrutura formal e rígida. De modo bastante significativo, esta abordagem oferece ao terapeuta meios de incorporar sua experiência interna - inclusive sua intuição - em um processo coerente que também envolve o uso de teoria e de dados de pesquisa. As quatro dimensões da visão - a visão quádrupla - interagem e criam um desdobramento iterativo. Mas não deixa de ser um tanto complicado se deslocar de partes e todos para relações e processos! Neste sentido, o artigo também apresenta um estudo de caso com o intuito de oferecer algumas pistas sobre como a visão quádrupla pode ser usada para informar e refletir na prática terapêutica.

Palavras-chave : Gregory Bateson; Epistemologia Cibernética; Estética; Terapia Sistêmica; Intuição; Identidade do terapeuta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License