SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue59Fourfold Vision in Practice: Data, Theory, Intuition and the Art of TherapyThe relational expert in family therapy oriented by a social constructionist epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

FIESTAS, José Luís Rodríguez; AFONSO, Carlos Expósito  and  GARCIA, Juan Báez. Polifonias: Canções para conversar. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 22-36. ISSN 0104-7841.

O trabalho com adolescentes normalmente é um desafio para os profissionais nas intervencões sociais. Neste artigo os autores relatam como se desenvolveu o proceso de construção de uma metodología de trabalho com adolescentes utilizando a música  e as ideias pós-modernas do Construcionismo Social, as Práticas Colaborativas e Dialógicas e a Terapia Narrativa. Além de detalhar a metodología que nomearam como “cancionear”, narram em primeira pessoa como o proceso afetoou-os, gerando mudanças e novas transformações neles e no ambiente à sua volta. O artigo tem a intenção de pôr em diálogo tanto a metodología como as histórias contadas, de forma que ambas gerem novas reflexões e conversações.

Keywords : intervenção com adolescentes; práticas colaborativas e dialógicas; práticas narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License