SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59Visão quádrupla na prática: dados, teoria, intuição e a arte da terapiaO especialista relacional na terapia familiar de fundamentação epistemológica construcionista social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

FIESTAS, José Luís Rodríguez; AFONSO, Carlos Expósito  e  GARCIA, Juan Báez. Polifonias: Canções para conversar. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 22-36. ISSN 0104-7841.

O trabalho com adolescentes normalmente é um desafio para os profissionais nas intervencões sociais. Neste artigo os autores relatam como se desenvolveu o proceso de construção de uma metodología de trabalho com adolescentes utilizando a música  e as ideias pós-modernas do Construcionismo Social, as Práticas Colaborativas e Dialógicas e a Terapia Narrativa. Além de detalhar a metodología que nomearam como “cancionear”, narram em primeira pessoa como o proceso afetoou-os, gerando mudanças e novas transformações neles e no ambiente à sua volta. O artigo tem a intenção de pôr em diálogo tanto a metodología como as histórias contadas, de forma que ambas gerem novas reflexões e conversações.

Palavras-chave : intervenção com adolescentes; práticas colaborativas e dialógicas; práticas narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License