SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59Polifonias: Canções para conversarIntervenção grupal com mulheres cuja gravidez decorreu de violência sexual: uma leitura construcionista social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

DORICCI, Giovanna Cabral; CROVADOR, Laura Ferreira  y  MARTINS, Pedro Pablo Sampaio. O especialista relacional na terapia familiar de fundamentação epistemológica construcionista social. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 37-51. ISSN 0104-7841.

Este artigo descreve algumas reflexões e questionamentos sobre a postura do não saber em terapia colaborativa. A postura do não saber é sempre útil? Os conhecimentos prévios do terapeuta devem, necessariamente, serem silenciados para se obter uma relação colaborativa? Essas e outras questões são trabalhadas e fundamentadas teoricamente ao longo do artigo. Buscamos descrever diferentes sentidos relacionados à postura do não saber e as implicações que decorrem desses sentidos na prática do terapeuta familiar. Por meio de uma análise teórica, apresentamos como conclusão a postura do especialista relacional como uma possibilidade inserida na terapia de fundamentação epistemológica construcionista social e, também, como uma postura que pode manter a responsividade e a colaboração entre terapeuta e cliente. Esperamos com este artigo contribuir para o início de um diálogo no campo que reconheça as especialidades tradicionais, ou seja, os conteúdos específicos de conhecimentos dos terapeutas, como potencialmente úteis, a depender do modo como são utilizadas na prática da terapia familiar.

Palabras clave : Terapia Familiar; Terapia Colaborativa; Construcionismo Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License