SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59O especialista relacional na terapia familiar de fundamentação epistemológica construcionista socialPerspectivas de Profissionais sobre Acolhimento de Crianças e Adolescentes e Reintegração Familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

LORDELLO, Silvia Renata Magalhães  e  COSTA, Liana Fortunato. Intervenção grupal com mulheres cuja gravidez decorreu de violência sexual: uma leitura construcionista social. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 52-70. ISSN 0104-7841.

O artigo aborda uma proposta de intervenção grupal com mulheres que tiveram sua gestação decorrente de violência sexual. Como uma configuração familiar contemporânea, a complexidade das famílias que surgem neste contexto requer um estudo de suas peculiaridades. O referencial Construcionista Social foi adotado na compreensão do conteúdo conversacional surgido no grupo, que abordou temáticas sugeridas pelas participantes para discutir aspectos relacionados à maternidade. A análise desses achados apontou quatro categorias, as quais envolveram: os impactos da violência sobre a gravidez, o processo de se tornar mãe, a separação entre agressor e bebê e o grupo como espaço de compartilhamento. A intervenção grupal foi um espaço coletivo para elaboração de vivências traumáticas e foi visto como positivo pelas participantes. A construção social de gênero possibilitou a crítica ao papel materno estereotipado e a problematização sobre a naturalização da violência sexual como prerrogativa masculina. Concluiu-se que as participantes compreendem a maternidade como um processo em construção, permeado de desafios.

Palavras-chave : gravidez; maternidade; violência sexual; intervenção grupal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License