SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59Intervenção grupal com mulheres cuja gravidez decorreu de violência sexual: uma leitura construcionista socialTecendo histórias, fortalecendo vínculos: a experiência com genogramas em um grupo multifamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

PASSOS, Joselma Regilda dos  e  SILVA, Isabela Machado da. Perspectivas de Profissionais sobre Acolhimento de Crianças e Adolescentes e Reintegração Familiar. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 71-86. ISSN 0104-7841.

Diante da realidade do acolhimento institucional de crianças e adolescentes em nosso país, este estudo visa à verificação da perspectiva dos profissionais que atuam nessas instituições sobre as famílias e a reintegração familiar. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com três profissionais. Na análise dos dados, adotaram-se como pilares teóricos os fundamentos da Teoria Sistêmica e da Psicologia Positiva, utilizando-se como eixos de análise a atuação multidisciplinar, os fatores de proteção e risco para a reintegração familiar, as vulnerabilidades dessas famílias e os caminhos possíveis para fortalecer sua resiliência. Fatores como vulnerabilidade social, repetição transgeracional da violência e a permanência dos motivos que levaram ao abrigamento destacaram-se na fala dos participantes deste estudo. Constatou-se a necessidade de atuação de equipes multidisciplinares qualificadas para lidar com situações tão complexas.

Palavras-chave : fatores de risco e proteção; acolhimento; vulnerabilidade; resiliência; reintegração familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License