SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número59Perspectivas de Profissionais sobre Acolhimento de Crianças e Adolescentes e Reintegração FamiliarRelações Colaborativas - Práticas colaborativas no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

FIGUEIREDO, Maitá Seixas de. Tecendo histórias, fortalecendo vínculos: a experiência com genogramas em um grupo multifamiliar. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.59, pp. 87-99. ISSN 0104-7841.

Esse artigo tem como objetivo discutir o uso de genogramas em grupos multifamiliares. Para tanto, apresenta um relato de experiência situada em um serviço semi-intensivo de saúde mental de um hospital psiquiátrico de alta complexidade do Sistema Único de Saúde - SUS. Assumindo o Construcionismo Social como referencial teórico, tem os aspectos relacionais e interpsíquicos como pontos de partida para a discussão, assim como a centralidade da linguagem na construção social da realidade. As considerações reiteram a força idiossincrática do genograma como recurso generativo e transformador em grupos multifamiliares.

Palavras-chave : Grupo multifamiliar; Genograma; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License