SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Cerimônia de definição: o percurso entre a primeira e a segunda escuta no processo de formação do terapeuta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

BIAGI, Berenice Araújo Dantas de  y  RASERA, Emerson Fernando. A mudança em terapia familiar: construindo agenciamento. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.60, pp. 22-36. ISSN 0104-7841.

Este artigo visa compreender o processo de produção de sentidos sobre a mudança em terapia familiar sob a perspectiva construcionista social. A análise do processo terapêutico de uma família apontou que a construção conversacional da mudança terapêutica foi marcada pelo deslocamento do discurso inicial do problema de saúde da mãe, oriundo do trabalho, para o discurso do agenciamento com o cuidado da vida. Tal construção foi analisada em relação a três aspectos centrais: (a) a desconstrução do sentido do trabalho; (b) a redefinição da relação mãe-filha; (c) a reconstrução da vida. A análise permitiu ainda compreender um importante processo subjacente, o agenciamento como forma de promover a mudança terapêutica em terapia familiar. Concluímos que a postura aberta, ativa e engajada da terapeuta com o fluxo da conversa favoreceu a emergência desses sentidos de mudança.

Palabras clave : Terapia familiar; mudança terapêutica; produção de sentidos; agenciamento; poética social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License