SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número60Processos reflexivos: uma experiência na saúde pública em meio à luta por inclusão socialMindfulness na construção terapêutica do espaço comunicativo baseado na atenção conjunta ao corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

LENZI, Tema  e  LENZI, Bruno. O sexo dialógico: um conceito facilitador para conversações sobre práticas sexuais. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.60, pp. 71-86. ISSN 0104-7841.

Frequentemente, em nossas práticas clínicas, nos deparamos com clientes que buscam a terapia com temas relacionados às práticas sexuais, à sexualidade e/ou ao gênero. Desenvolvemos com estes clientes um diálogo sobre os significados que acompanham estes dilemas, explorando e enriquecendo conhecimentos, favorecendo a transformação das formas como nos relacionamos com o fenômeno e a coerência da problematização. Neste artigo, gostaríamos de convidar ao diálogo algumas vozes que participam da significação do encontro sexual, desde tradições antigas e rígidas, a inteligibilidades liberais, de entendimentos culturais, a experiências situadas. Então, propomos uma nova forma de entendimento do encontro sexual, que nomeamos sexo dialógico por suas características intrinsecamente associadas ao diálogo e às transformações que ele gera.

Palavras-chave : prática sexual; sexualidade; construcionismo social; terapia de casal; terapia dialógica colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License