SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Collaborating in the trajectory of recovery in mental health: hearing voice groupDivorce, remarriage and the relationship between stepfathers and stepchildren: reflections on the dynamics of remarried families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

VAL, Eduardo Ribeiro do. Pipa Corporativa: uma ferramenta da terapia narrativa aplicada às famílias empresárias. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.61, pp. 35-48. ISSN 0104-7841.

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que utiliza como referência a metodologia Pipa da Vida, desenvolvida por David Denborough (2008), adaptada para o ambiente organizacional, e tem por objetivo fortalecer, por meio da linguagem, as relações interpessoais e intergeracionais entre os membros dessa família empresária, por meio do reconhecimento e validação da identidade preferida de cada um. O objeto de pesquisa deste estudo é uma empresa familiar de transporte de cargas fundada em 1990. Após o falecimento de seu fundador, os herdeiros passaram a ocupar cargos na empresa. A ausência do planejamento do processo de sucessão gerou conflitos, tais como: excesso de trabalho, a sobrecarga emocional da viúva e, principalmente, a falta de objetivo em comum dessa família dentro da corporação. Essas narrativas tornaram-se uma história saturada de problemas, e a adaptação da Pipa da Vida para o ambiente corporativo ajudou essa família a superar os conflitos.

Keywords : terapia narrativa; práticas narrativas coletivas; pipa corporativa; gestão de pessoas; empresas familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License