SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Divorce, remarriage and the relationship between stepfathers and stepchildren: reflections on the dynamics of remarried familiesWomem who experienced marital violence: conceptions on themselves, the man who practiced the violence and the violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

BACKES, Mariana Schubert; BECKER, Ana Paula Sesti; CREPALDI, Maria Aparecida  and  VIEIRA, Mauro Luís. A paternidade e fatores associados ao envolvimento paterno. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.61, pp. 66-81. ISSN 0104-7841.

No cenário atual, pode-se observar uma mudança nos papéis desempenhados pelos pais e mães na interação com seus filhos. A paternidade, por exemplo, passou a ser alvo das pesquisas científicas recentemente, tendo em vista a maior participação do pai na vida dos filhos. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que interferem no envolvimento paterno de pais (homens) de crianças entre quatro a seis anos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, a qual foi analisada pela técnica da análise de conteúdo categorial temática, utilizando-se o software Atlas.ti. Da análise das entrevistas emergiram quatro categorias: Vivência da paternidade; Responsabilidade; Interação pai-filho e Fatores que interferem no envolvimento paterno. Neste artigo serão apresentados os resultados da última categoria, por estarem diretamente relacionados com o objetivo deste estudo. Os resultados apontam que o modelo de paternidade que os participantes tiveram de seus próprios pais, além das relações que estabelecem com a mãe da criança, as características pessoais dos pais e dos filhos e, ainda, a rede de apoio que possuem, constituíram-se EM aspectos que repercutiram no envolvimento paterno.

Keywords : pai; paternidade; envolvimento paterno; criança; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License