SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Paternity and factors associated with paternal involvementBioecological model of human development in psychosocial intervention with adolescents in conflict with the law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

GALELI, Paola Rodegheri  and  ANTONI, Clarissa De. Mulheres que vivenciaram violência conjugal: concepções sobre suas ações, o homem autor e a experiência. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.61, pp. 82-92. ISSN 0104-7841.

Esse estudo qualitativo buscou compreender a violência conjugal por meio das concepções de cinco mulheres, de 23 a 36 anos, que estavam envolvidas em processo judicial contra o homem autor da violência e afastadas deles há tempo mínimo de oito meses. Foi aplicado questionário com dados sociodemográficos e uma entrevista semiestruturada englobando aspectos do relacionamento, da violência, denúncia e período após separação. Após análise, originaram-se três categorias sobre as concepções dessas mulheres em relação a: (a) suas próprias ações, (b) o homem autor de violência, e (c) a violência. Os resultados revelam compreensão sobre o fenômeno da violência durante o período em que a vivenciavam, por vezes, não qualificando as ações como abusivas, favorecendo a manutenção da violência no subsistema conjugal. Pode-se perceber concepção mais crítica durante o processo de afastamento do homem autor da violência. Nesse estudo, a forma de encerrar o ciclo de violência foi rompendo a relação.

Keywords : violência contra a mulher; mulher; conjugalidade; homem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License