SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61A paternidade e fatores associados ao envolvimento paternoModelo bioecológico do desenvolvimento humano na intervenção psicossocial com adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

GALELI, Paola Rodegheri  e  ANTONI, Clarissa De. Mulheres que vivenciaram violência conjugal: concepções sobre suas ações, o homem autor e a experiência. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.61, pp. 82-92. ISSN 0104-7841.

Esse estudo qualitativo buscou compreender a violência conjugal por meio das concepções de cinco mulheres, de 23 a 36 anos, que estavam envolvidas em processo judicial contra o homem autor da violência e afastadas deles há tempo mínimo de oito meses. Foi aplicado questionário com dados sociodemográficos e uma entrevista semiestruturada englobando aspectos do relacionamento, da violência, denúncia e período após separação. Após análise, originaram-se três categorias sobre as concepções dessas mulheres em relação a: (a) suas próprias ações, (b) o homem autor de violência, e (c) a violência. Os resultados revelam compreensão sobre o fenômeno da violência durante o período em que a vivenciavam, por vezes, não qualificando as ações como abusivas, favorecendo a manutenção da violência no subsistema conjugal. Pode-se perceber concepção mais crítica durante o processo de afastamento do homem autor da violência. Nesse estudo, a forma de encerrar o ciclo de violência foi rompendo a relação.

Palavras-chave : violência contra a mulher; mulher; conjugalidade; homem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License