SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número62Estudante e aprendizagem: relações mutualmente construídasDo cuidar ao cuidar-se: um relato de intervenção em terapia familiar sistêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

SILVA, Luciana de Oliveira; OLIVEIRA, Ludimila Regina Rosenthal Caetano de; SOARES, Laura Cristina Eiras Coelho  y  RAPIZO, Rosana Lazaro. Diálogos com pais e mães separados: grupos reflexivos no sistema de justiça. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.62, pp. 88-108. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632018v27n62a06.

O artigo refere-se à experiência em projeto de extensão, desenvolvido em parceria com o Ministério Público, voltado para o atendimento de famílias que vivenciam o contexto do pós-divórcio litigioso. O projeto teve como suporte teórico a Psicologia Jurídica e contempla diversas atividades, dentre elas, a condução de grupos compostos por pais e mães separados que se encontravam em situação de conflito. Os grupos, estruturados como proposta reflexiva, objetivaram a oferta de um espaço de diálogo para esses participantes. Dessa forma, os temas organizados em quatro encontros abordaram os atravessamentos psicológicos e sociais presentes no cotidiano de famílias que buscam auxílio junto ao sistema de justiça: relação conjugal e separação; desafios da divisão entre conjugalidade e parentalidade; exercício da parentalidade e desdobramentos para os filhos. Na análise realizada pelos participantes sobre os grupos foram observados como aspectos relevantes do grupo: o reconhecimento da importância das questões trabalhadas, o acesso e a reflexão sobre diferentes pontos de vista, a convivência com outros participantes e o reconhecimento de vivências semelhantes. Diante do exposto, sugere-se que a atividade realizada possa adquirir outros contornos teóricos e práticos, a fim de ser aplicada em diferentes espaços de atuação da Psicologia.

Palabras clave : Extensão universitária; Família; Grupos; Divórcio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License