SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63The 'life certificate': A tool for grief work in SingaporeGenerative model as guide for creation of the mediation team at the Noos Institute author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

CABRAL, Daniel Welton Arruda  and  SALES, Camila Maria Del Carlos Pinheiro. Contribuições e implicações da perspectiva dialógica: o self do(a) terapeuta na terapia familiar/de casal. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.63, pp. 21-41. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632019v28n63a01.

A perspectiva dialógica sobre a terapia familiar nos convida a ver outro ângulo que a prática terapêutica pode assumir, especialmente ao considerarmos a participação do terapeuta no processo de mudanças. Neste artigo, cujo método adotado foi a revisão bibliográfica narrativa de cunho exploratório e abordagem qualitativa, buscamos percorrer brevemente sobre a literatura científica de autores que discorreram sobre alguns dos principais conceitos que inspiram a abordagem dialógica, contribuindo para refletirmos mais diligentemente sobre as mudanças de posições que tomamos quando nos dirigimos à complexidade do encontro terapêutico com famílias/casais. Ainda existe muito a se investigar sobre conceitos dialógicos nesse contexto, e há terapeutas de família que têm se dedicado a analisar aspectos dialógicos na respectiva área de atuação, propondo o registro posterior da conversação interna do terapeuta para ampliar o entendimento da experiência terapêutica e fomentar a pesquisa em psicoterapia familiar em uma abordagem dialógica. Concluímos que essa perspectiva, influenciada pelo desconstrutivo pensamento pós-moderno, ajuda a ampliar alguns dos conceitos mais presentes na atual geração da terapia familiar, tornando-os menos idealizados na prática clínica e, portanto, mais úteis ao nosso entendimento sobre a complexidade do trabalho com famílias/casais.

Keywords : Terapia familiar; Terapia de casal; Diálogo; Self; Não saber.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License