SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63Generative model as guide for creation of the mediation team at the Noos InstituteMeanings attributed by adoptive parents to late adoption and to the construction of parent-child bonds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos; SILVA, Marcos Antônio da  and  REIS, Tomás Collodel Magalhães. Promoção da saúde no contexto das redes sociais significativas. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.63, pp. 55-66. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632019v28n63a03.

A promoção da saúde valoriza a atenção à integralidade e as relações sociais consideradas significativas. O presente texto objetivou discutir as relações entre a promoção da saúde e as redes sociais significativas. O conceito de promoção da saúde foi contextualizado por meio de políticas públicas, e a definição de redes sociais significativas foi complementada com a apresentação do instrumento de pesquisa e intervenção denominado de mapa de redes. Buscou-se apresentar pesquisas que relacionaram redes sociais significativas e saúde evidenciando as contribuições desse construto teórico no campo da Psicologia e saúde. Foram verificadasas aproximações conceituais entre promoção da saúde e as redes sociais, o que permite ressaltar a importância de ações articuladas considerando que os vínculos sociais representam fatores de proteção da saúde integral.

Keywords : Promoção da Saúde; Redes Sociais Significativas; Psicologia Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License