SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63Meanings attributed by adoptive parents to late adoption and to the construction of parent-child bondsSystemic intervention in the context of therapy with a man author of violence against women: case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

PEIXOTO, Angelita da Costa et al. Desafios e estratégias implementadas na adoção de crianças maiores e adolescentes. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.63, pp. 89-108. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632019v28n63a05.

A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados todos os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa. Essa modalidade de constituição familiar ainda é cercada por preconceitos, principalmente quando se trata de adoção de crianças maiores e adolescentes, a chamada adoção tardia. O presente estudo teve como objetivo analisar oito casos de adoção de crianças maiores de dois anos e adolescentes para verificar os desafios enfrentados por adotantes e adotandos na adaptação familiar e  quais estratégias foram utilizadas para lidar com os mesmos. Realizou-se estudo retrospectivo documental com estudos sociais efetuados após o estágio de convivência. Verificou-se que a convivência familiar dos adotantes com os adotandos nos primeiros meses de adaptação foi difícil, no entanto, as estratégias utilizadas, tais como auxílio psicológico familiar, busca por atendimento médico especializado, apoio da família extensa, paciência, reforço positivo sobre a adoção e persistência dos pais para superar as dificuldades contribuíram para o êxito dessas adoções.

Keywords : Adoção; Adoção tardia; Convivência familiar; Adaptação; Estágio de convivência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License