SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64Psychological intervention of the adolescent and the therapeutic character of the orientation of parents: a case study in individual systemic therapyThe concept of resonances in the therapist's training process: discovering potentialities and limitations in therapeutic practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

TAVARES, Andrea Schettino  and  MONTENEGRO, Neulabihan Mesquita e Silva. Intervenção psicossocial com adolescentes que cometeram ofensa sexual e suas famílias: o grupo multifamiliar. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.64, pp. 82-104. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632019v28n64a06.

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma intervenção psicossocial, de Grupo Multifamiliar (GM), junto a adolescentes que cometeram ofensa sexual. Práticas como esta são uma maneira de garantir proteção às vítimas e diminuição da probabilidade de reincidência. É necessário que haja responsabilização jurídica e atendimento psicossocial para os autores de violência, conforme prevê o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Participaram da intervenção 10 famílias, que se encontraram durante sete sessões, totalizando 21 horas de intervenção grupal. Discutiu-se os seguintes temas: proteção, sexualidade, abuso sexual é crime, transgeracionalidade, autoestima e projeto de namoro e de futuro. O GM oferece aos adolescentes e suas famílias o contexto e os instrumentos para a ampliação do espaço de conversação, orientação parental, reflexão, acolhimento do sofrimento de todos e promoção da saúde. Isto porque enfoca as potencialidades; valoriza os vínculos afetivos, papéis filiais e parentais; e reconhece o momento de busca de autonomia do adolescente e a consequente necessidade de aceitação dessa fase do desenvolvimento por parte dos pais (ou cuidadores que exercem esse papel). Após o término do GM, avaliou-se a necessidade de adolescentes serem encaminhados para a rede de proteção, em relação às vulnerabilidades presentes.

Keywords : Adolescentes; Ofensa sexual; Intervenção psicossocial; Grupo multifamiliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License