SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número65Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

ANDERSEN, Tom. Participação humana: “ser” humano é o primeiro passo para “tornar-se” humano. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 7-18. ISSN 0104-7841.

Nas palavras de seu autor, Tom Andersen, “ver, escutar, cheirar, saborear, sentir o toque na pele ou o impacto no corpo - enfim, o que sentimos em nossos corpos” - é o embasamento deste texto, inicialmente publicado como capítulo do livro Collaborative Therapy: Relationships and Conversations that make a Difference. Essas expressões são parte de vínculos de que participamos desde o momento do nascimento; expressões são manifestadas, recebidas, e afetam o receptor que retribui este afeto - o círculo da vida. O texto amplia a compreensão de linguagem para outros tipos de expressão e analisa a conversação como uma troca de múltiplas expressões em que quando um fala, o ouvinte não apenas ouve cada palavra, mas também vê como o falante recebe suas próprias palavras e o surgimento de novos significados. Uma mudança ou expansão das expressões motoras pode trazer um novo entendimento de uma situação difícil, ou uma nova ideia de como dar o próximo passo desse momento difícil. O texto é um convite para que terapeutas foquem a parte visível da realidade (expressões), e ofereçam as hipóteses sobre os sentimentos (invisíveis e móveis) como metáforas.

Palabras clave : Expressões; Vínculos; Conversação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License