SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue65Human participating: human "being" is the step for human "becoming" in the next stepPerception of genitors on the impact of the second child's birth in the family relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

POZZER, Letícia de Azevedo  and  NOVAES, Eneida de Duartina Fernandes. Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filho. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 19-35. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.535.

Seguindo a premissa Construcionista Social de que o indivíduo se constitui nas relações através da linguagem e partindo de um contexto prático do atendimento com uma família, o objetivo deste artigo é dar visibilidade ao processo de construção de novas posições discursivas para a relação de uma mãe e um filho, a partir do foco no processo de comunicação e do uso de uma metáfora. Teoricamente, nos apoiamos na compreensão do self em sua dimensão relacional. Metodologicamente, utilizamos a teoria do posicionamento como um recurso para dar visibilidade para o processo discursivo em terapia familiar, no qual uma mãe e um filho negociam posições alternativas para seu relacionamento. Concluímos, pela utilidade da teoria do posicionamento na experiência clínica, por permitir colocar em ação a ampliação da noção de identidade, substituindo o enfoque na unicidade pela possibilidade de múltiplas descrições de self.

Keywords : Terapia Familiar; Teoria do Posicionamento; Construcionismo Social; Self Relacional; Práticas Discursivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License