SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número65Participação humana: “ser” humano é o primeiro passo para “tornar-se” humanoPercepção dos genitores sobre o impacto do nascimento do segundo filho nas relações familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

POZZER, Letícia de Azevedo  y  NOVAES, Eneida de Duartina Fernandes. Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filho. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 19-35. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.535.

Seguindo a premissa Construcionista Social de que o indivíduo se constitui nas relações através da linguagem e partindo de um contexto prático do atendimento com uma família, o objetivo deste artigo é dar visibilidade ao processo de construção de novas posições discursivas para a relação de uma mãe e um filho, a partir do foco no processo de comunicação e do uso de uma metáfora. Teoricamente, nos apoiamos na compreensão do self em sua dimensão relacional. Metodologicamente, utilizamos a teoria do posicionamento como um recurso para dar visibilidade para o processo discursivo em terapia familiar, no qual uma mãe e um filho negociam posições alternativas para seu relacionamento. Concluímos, pela utilidade da teoria do posicionamento na experiência clínica, por permitir colocar em ação a ampliação da noção de identidade, substituindo o enfoque na unicidade pela possibilidade de múltiplas descrições de self.

Palabras clave : Terapia Familiar; Teoria do Posicionamento; Construcionismo Social; Self Relacional; Práticas Discursivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License