SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número65Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filhoPercepções parentais sobre coparentalidade e comportamento infantil: um estudo com famílias homoafetivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

GOLDSCHMIDT, Bibiana Ughini. Percepção dos genitores sobre o impacto do nascimento do segundo filho nas relações familiares. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 36-50. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.536.

As famílias passam por ciclos de vida que podem demandar adaptações, sendo a inserção de um novo membro no contexto familiar um deles. No presente estudo, foram investigados os impactos do nascimento do segundo filho nas relações: genitores-primogênito, relação conjugal, impacto no próprio filho mais velho e nos genitores. Para isso, foram realizadas entrevistas com três casais que atendiam aos requisitos da pesquisa. Pôde-se identificar, na análise, alguns aspectos, como o afastamento dos casais em relação a atividades a dois, que o comportamento mais frequente demonstrado pelo primogênito foi de chamar atenção dos pais para ele. Demonstrou-se, também, uma aproximação dos pais em relação ao filho mais velho e as mães apresentaram uma necessidade maior de organização com a chegada do segundo filho. As estratégias de manejo mais salientadas foram de contar com a rede de apoio, principalmente com os avós maternos, e investir no diálogo com o primogênito.

Palabras clave : Primogênito; Segundo Filho; Relações Familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License