SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número65Percepções parentais sobre coparentalidade e comportamento infantil: um estudo com famílias homoafetivasPráticas colaborativas para intervenção em grupo com adolescentes e profissionais de saúde sobre sexualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

LORDELLO, Silvia Renata; SOUZA, Lara  y  COELHO, Letícia de Amorim Mota. Adolescentes e redes sociais: violência de gênero, sexting e cyberbullying no filme Ferrugem. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 68-81. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.538.

Neste artigo, buscou-se apresentar reflexões teóricas, à luz da perspectiva sistêmica, sobre os conceitos da violência de gênero, do sexting e do cyberbullying retratados no filme brasileiro “Ferrugem”, lançado em 2018. O filme aborda uma temática presente na realidade da juventude, destacando riscos na utilização das redes sociais e os impactos da exposição não autorizada de imagens íntimas. Foram elaboradas cinco seções temáticas a partir da narrativa apresentada, com o intuito de explanar conceitos e analisar os fenômenos de maneira dialógica: (a) a subjetivação dos adolescentes na era digital; (b) os reflexos do sexismo nas relações entre os jovens; (c) o desenvolvimento de processos identitários articulados às dinâmicas familiares; (d) a corresponsabilização do ofensor sexual adolescente; (e) repercussões e implicações para as intervenções em diferentes campos. O filme “Ferrugem” expõe demandas complexas e nos convoca a agir para intervir nesses contextos, descortinando e visibilizando as práticas de sexting e cyberbullying.

Palabras clave : Sexting; Cyberbullying; Adolescência; Recursos Terapêuticos; Intervenções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License