SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue65Collaborative practices for group intervention with adolescents and health professionals about sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

VILLARES, Cecília Cruz. Pelos caminhos do diálogo aberto: reflexões sobre aprender, praticar e formar profissionais no contexto da saúde mental no Brasil. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 98-113. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.540.

Este texto apresenta a abordagem do Diálogo Aberto a partir de reflexões e questões de meu percurso de aprendizado, prática e ensino em saúde mental. Utilizei como material de referência os artigos sobre o tema mais relevantes em meu percurso de formação, entrelaçados com anotações de aulas e workshops, diários reflexivos e rascunhos de projetos engavetados. Escrevi este texto tendo em mente o crescente interesse de profissionais brasileiros que atuam na área da saúde mental em conhecer os princípios do Diálogo Aberto, interesse este que parece refletir o reconhecimento da abrangência e relevância desta abordagem para as questões atuais do sistema de saúde mental em nosso país. Meu intento é tecer algumas considerações úteis para aqueles que desejam começar a conhecer o Diálogo Aberto, que tenham perguntas sobre como “tornar-se dialógico” na vida e na prática clínica, e queiram pensar como princípios dialógicos podem contribuir para as práticas correntes no campo da Saúde Mental.

Keywords : Diálogo aberto; Dialogia; Saúde mental; Aprendizado; Reflexão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License