SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número65Práticas colaborativas para intervenção em grupo com adolescentes e profissionais de saúde sobre sexualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

VILLARES, Cecília Cruz. Pelos caminhos do diálogo aberto: reflexões sobre aprender, praticar e formar profissionais no contexto da saúde mental no Brasil. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.65, pp. 98-113. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i65.540.

Este texto apresenta a abordagem do Diálogo Aberto a partir de reflexões e questões de meu percurso de aprendizado, prática e ensino em saúde mental. Utilizei como material de referência os artigos sobre o tema mais relevantes em meu percurso de formação, entrelaçados com anotações de aulas e workshops, diários reflexivos e rascunhos de projetos engavetados. Escrevi este texto tendo em mente o crescente interesse de profissionais brasileiros que atuam na área da saúde mental em conhecer os princípios do Diálogo Aberto, interesse este que parece refletir o reconhecimento da abrangência e relevância desta abordagem para as questões atuais do sistema de saúde mental em nosso país. Meu intento é tecer algumas considerações úteis para aqueles que desejam começar a conhecer o Diálogo Aberto, que tenham perguntas sobre como “tornar-se dialógico” na vida e na prática clínica, e queiram pensar como princípios dialógicos podem contribuir para as práticas correntes no campo da Saúde Mental.

Palabras clave : Diálogo aberto; Dialogia; Saúde mental; Aprendizado; Reflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License