SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número66Processos reflexivos na sala de aula: ampliando perspectivas e incentivando melhores relaçõesTecendo redes, construindo pontes: atendimento a uma família migrante na clínica de famílias do Instituto Noos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

LENZI, Bruno. Responsividade Reflexiva: um conceito para meios criativos de transformação em práticas colaborativas-dialógicas. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.66, pp. 22-35. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i66.503.

Este artigo descreve experiências no contexto da terapia colaborativa-dialógica, que tocaram minha curiosidade e criatividade. Sentimentos que me fizeram refletir sobre minha prática e buscar autores que me ajudassem a desenvolver uma descrição para o que veio a se tornar um conceito para o diálogo. Encontrei em autores das práticas dialógicas as articulações que precisava para amadurecer aquilo que vinha sentindo na prática. Responsividade Reflexiva é um conceito que investiga com as pessoas os processos espontâneos pelos quais respondem a uma interação. Este conhecimento se transforma para a construção de respostas mais úteis aos relacionamentos da pessoa.

Palavras-chave : Construcionismo social; Processos reflexivos; Terapia colaborativa-dialógica; Terapia de casal; Terapia familiar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License