SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número66Responsividad Reflexivo: un concepto para medios creativos de transformación en prácticas dialógicas-colaborativasPrácticas restaurativa y conflictos cotidianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

LIMA, Adriana Scoz da C.  y  CORSINI, Leonora F.. Tecendo redes, construindo pontes: atendimento a uma família migrante na clínica de famílias do Instituto Noos. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.66, pp. 36-48. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i66.564.

Neste artigo compartilhamos os desafios que vivenciamos no atendimento em terapia familiar a uma família de migrantes na Clínica Social do Instituto Noos, em São Paulo. A família, de origem boliviana, era composta de mãe e seus três filhos com idades entre 7 e 11 anos. No início do processo, os quatro moravam em um centro de acolhimento sigiloso, uma vez que a mãe havia sofrido agressões e ameaças violentas do seu ex-marido, pai dos três meninos. Acolher na nossa clínica uma família de migrantes que, naquele momento, morava em abrigo sigiloso, foi uma experiência inédita para nós, que gerou muitas interrogações e demandou muita criatividade e flexibilidade para podermos estar juntos e promover a conversação em um contexto tão especial. Ao longo do processo, pudemos refletir sobre o quanto de nossas crenças e a nossa postura, inspiradas no Construcionismo Social e nas práticas colaborativas, nos instrumentalizaram para podermos desenvolver este trabalho numa situação tão nova e desafiadora. Podemos destacar a nossa disposição em nos colocar em posição de não saber, ao mesmo tempo ampliando a escuta e a nossa disponibilidade para acolhê-los em suas dores e dilemas tão singulares e tão estrangeiros para nós.

Palabras clave : Famílias em migração; Violência intrafamiliar; Interculturalidade; Abordagem colaborativo-dialógica; terapia de família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License