SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número66Tecendo redes, construindo pontes: atendimento a uma família migrante na clínica de famílias do Instituto NoosRepensando práticas: delegacias da mulher enquanto espaço dialógico de prevenção à violência conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

VIDOTTO, Letícia Trombini  e  LION, Camila Martins. Práticas restaurativas e os conflitos cotidianos. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.66, pp. 49-59. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i66.522.

Este artigo consiste em um ensaio teórico sobre Justiça Restaurativa (JR) e o uso de seus princípios diante de conflitos cotidianos. Partindo do entendimento de que é na relação com o outro que produzimos conflitos, apresentamos brevemente noções de conflito como construção social, o desenvolvimento da JR e práticas restaurativas no Brasil e no mundo e, por fim, tecemos reflexões e indagações sobre os efeitos que a utilização dos princípios restaurativos podem produzir quando transpomos seu uso para nossas relações cotidianas.

Palavras-chave : Justiça Restaurativa; Construcionismo social; Conflitos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License