SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número66Prácticas restaurativa y conflictos cotidianosConflictos entre padres e hijos llaman a la puerta del consejo tutelar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

CAVALER, Camila Maffioleti  y  MACARINI, Samira Mafioletti. Repensando práticas: delegacias da mulher enquanto espaço dialógico de prevenção à violência conjugal. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.66, pp. 60-73. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i66.516.

Neste estudo, trata-se de um ensaio teórico cujo objetivo é discutir o papel das delegacias especializadas de atendimento à mulher (DMs), a partir do olhar da Psicologia com enfoque de gênero, reflexivo e sistêmico. As DMs desenvolvem procedimentos relativos à apuração de infrações cometidas mediante violência doméstica ou familiar, nos termos da Lei 11.340/2006. No entanto, neste artigo busca-se enfatizar as DMs também como um espaço de fortalecimento das medidas integradas de prevenção a esse tipo de violência, trazendo foco para o eixo preventivo instituído pela referida lei. Para tanto, foi discutida a complexidade do fenômeno da violência conjugal, bem como apresentadas algumas possibilidades de atuação policial, baseadas na segurança cidadã, que promovam discussões sobre a complexidade da violência conjugal e os processos culturais que a naturalizam. Entende-se, ainda, que estes serviços só podem ser oferecidos a partir da capacitação continuada dos/as policiais que atuam nas DMs.

Palabras clave : Delegacias da Mulher; Violência conjugal; Prevenção da violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License